Tratamento Ortodôntico de Dentes Retidos

R$500,00

Conheça nossas opções de frete

Adrian Becker

456 páginas

3ª edição/2019

Formato: 230 x 310

Prefácio da terceira edição

Apenas 14 anos se passaram desde a publicação da primeira edição deste livro e, de maneira geral, grandes mudanças ocorreram na ortodontia, e em particular, no tratamento de dentes retidos. O tema que surgiu em uma pequena monografia se desenvolveu em várias vertentes, ao abrigo das pesquisas e a chegada de novas tecnologias. Estes dois fatores incentivaram o especialista em ortodontia a ser mais crítico no diagnóstico das patologias, e mais criativo e habilidoso na aplicação da direção da tração. Erros de diagnóstico do posicionamento e falhas cirúrgicas se tornaram menos comum, e, consequentemente, insucessos no tratamento da retenção menos frequentes. Ao mesmo tempo, foi possível ao ortodontista se tornar mais ousado e bem-sucedido no uso do seu conhecimento e experiência para tratar os casos onde, anteriormente, o dente possivelmente seria extraído. Se a terceira edição de alguma forma ainda contribui para o desenvolvimento desta tendência favorável, posso considerar que a missão foi cumprida. O objetivo deste livro, em todas as edições, foi apresentar princípios bem fundamentados para o tratamento da retenção dentária, ilustrados com exemplos da clínica diária. Em linha com esses princípios, foi adicionado na presente edição o Capítulo 15 para ilustrar como algumas situações extremas, ou casos com fatores de complicação coexistentes, podem ser tratados; vários deles envolve outras especialidades e o conhecimento de outros colegas. Algumas excentricidades, por exemplo, terceiro molar em forma de “banana” e a sua influência na retenção do dente vizinho também são novidades nesta edição. Há um longo tempo as falhas me intrigam e, enquanto na Segunda Edição o Capítulo 12 foi uma novidade, na Terceira Edição, sofreu uma ampliação. A identificação e o importância da reabsorção radicular cervical invasiva (RRCI) como causa de insucesso no tratamento de dentes retidos são praticamente desconhecidas na nossa profissão. Este tema foi adicionado para discutirmos a etiologia, os procedimentos e o potencial dessa patologia como um fator de insucesso, e investigar como um procedimento padrão aceitável pode antecipar a sua ocorrência.

Escrever um livro ou atualizar uma edição pode levar vários anos. Após finalizá-lo, o processo de publicação pode levar meses, devido a questões como: correção de texto, atualizações e modificações. Enquanto isso, o que foi escrito se torna progressivamente obsoleto – novas ideias são publicadas nas revistas, alguns estudos são regulamentados e outros apenas métodos clínicos aprendidos de maneira singular em situações da prática ortodôntica. Para disponibilizar ao menos parcialmente algumas respostas, disponibilizei uma página na internet www.dr-adrianbecker.com, onde regularmente disponibilizo atualizações em pesquisas clínicas e técnicas, vinhetas descrevendo condições individuais ou apenas uma abordagem customizada para o tratamento de um caso específico, que são publicados com o intuito de complementar o livro. O site também inclui uma página “tratamento para dentes retidos” para consultas clínicas individuais abertas a todos, seja ortodontista, paciente ou pais de pacientes. Detalhes do paciente e sua condição precisam ser informadas, além de radiografias, exames de TCCB e outras informações relevantes. Um estudo será enviado ao solicitante dentro de alguns dias, com sugestões e recomendações de tratamento.

As pesquisas clínicas que servem de base para este livro são produtos de uma cooperação de longa data com o Professor Stella Chaushu, PhD, DMD, MSc, Chefe do Departamento de Ortodontia em Jerusalém, para quem devo um especial agradecimento. Agradeço também os meus coautores, os quais me orientaram na redação de vários capítulos, e a diversos colegas que enviaram material ilustrativo, que foi incluído com suas permissões. Também gostaria de agradecer ao Mr. Israel Vider, Diretor do Dent-Or Imaging Center em Jerusalém, pela sua experiência com imagens de TC, e sua colaboração ao me conceder acesso ao centro de imagem, e pelo seu trabalho em várias ilustrações que foram publicadas nesta edição.

Adrian Becker

Jerusalém, Outubro 2011

Sumário

Capítulo 1 – Princípios Gerais Relacionados ao Diagnóstico e Tratamento de Dentes Retidos

Capítulo 2 – Métodos Radiográficos Relacionados ao Diagnóstico de Dentes Retidos

Capítulo 3 – Exposição Cirúrgica de Dentes Retidos

Capítulo 4 – Componentes e Estratégia de Tratamento

Capítulo 5 – Incisivos Centrais Superiores

Capítulo 6 – Caninos Retidos por Lingual

Capítulo 7 – Dentes Retidos e Reabsorção das Raízes dos Dentes Adjacentes

Capítulo 8 – Demais Dentes

Capítulo 9 – Dentes Retidos em Pacientes Adultos

Capítulo 10 – Aparelhos Linguais, Implantes e Dentes Retidos

Capítulo 11 – Resgate de Dentes Retidos em Cistos Dentígeros

Capítulo 12 – A Anatomia do Insucesso

Capítulo 13 – Retenção Traumática

Capítulo 14 – Displasia Cleidocraniana

Capítulo 15 – Retenções Extremas, Fenômenos Incomuns e Decisões Difíceis

 

Índice Remissivo