Diretrizes Para Atendimento Odontológico de Pacientes Sistemicamente Comprometidos

$41.07 USD

Autores: Bruna Lavinas Sayed Picciani, Paulo Sérgio da Silva Santos, Luiz Alberto Valente Soares Jr. e Bruna Michalski dos Santos

Edição: 1ª/2019   -   Páginas: 328
 

Prefácio

A Odontologia vem progressivamente assumindo cada vez mais responsabilidade no importante espaço que lhe cabe no contexto das profissões de saúde. A consciência da necessidade de dar atenção a uma enorme quantidade de situações clínicas que necessitam de cuidados especiais vem levando ao longo do tempo à criação de programas voltados à qualificação de especialistas nas áreas de maior interface com a medicina. Cirurgia Bucomaxilofacial, Patologia Bucal, Estomatologia, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontogeriatria e Odontologia Hospitalar são especialidades ou áreas de atuação que foram sendo criadas e hoje formam profissionais competentes em suas áreas de trabalho.

A frequência de problemas sistêmicos na população é tão grande, havendo inclusive muitos pacientes que desconhecem serem portadores destes problemas, que os cirurgiões-dentistas generalistas estão frequentemente sendo confrontados em sua atividade de clínica odontológica com situações onde cuidados especiais são necessários.

No entanto, na medida em que a responsabilidade de atuação de cirurgiões-dentistas junto a pacientes medicamente comprometidos ou simplesmente mais idosos aumenta, torna-se difícil para este profissional generalista, sem a formação do especialista, manter-se adequadamente informado e atualizado face ao enorme número de situações particulares em que um paciente pode necessitar atenção e cuidados especiais.

Esta publicação em língua portuguesa, Diretrizes para o Atendimento Odontológico de Pacientes Sistemicamente Comprometidos, tem seu maior valor neste contexto, servindo como referência para consulta por Cirurgiões-Dentistas generalistas quando confrontados com situações especiais no exercício da clínica odontológica. Praticamente todo o espectro das condições sistêmicas que podem ensejar cuidados especiais é nela abordado e o clínico geral, confrontado com uma situação em que o manejo de um paciente necessite este tipo de atenção, encontrará neste livro informações importantes a respeito de como proceder e quais cuidados tomar.

Este texto, no entanto, vai além de ser uma excelente ferramenta de consulta episódica face a casos concretos. Sua abrangência e profundidade permitirá não somente que sirva como texto de consulta, mas também que tenha valor como leitura básica na formação profissional de acadêmicos e jovens profissionais da odontologia.

Hasta 6 cuotas sin interés

Con todas las tarjetas de crédito